Para quem já faz parte equipe, a empresa é um local perfeitamente conhecido. Mas, para aquele que inicia suas atividades, tudo é novidade e sua performance dependerá da forma como ele é recebido pelo ambiente organizacional.

Nesse sentido, o líder tem o grande desafio de integrar as equipes e desenvolver o melhor trabalho com cada uma. Descobrir os pontos fortes e os de melhoria, e fazer com que os colaboradores encontrem um significado maior em suas funções, gera satisfação em clima positivo no trabalho.

Uma equipe integrada, primeiramente, fala a mesma língua da organização.  “A integração é um processo no qual um universo estranho passa a ser compreendido e ter significado (introduzido) para uma pessoa ou um grupo. Por isso, é importante que a organização empreenda esforços para divulgar seus valores e diretrizes, favorecendo a compreensão do caminho que deve ser percorrido pelos colaboradores, e não apenas o objetivo final”, esclarece na Maria Chaddad, sócia da Hands On RH.

Nesse processo estratégico, está inserida também a importância de trabalhar em equipe. Isso porque, em uma organização, os setores são integrados e cada departamento tem papel fundamental para o cumprimento da missão da empresa. “Empresas que trabalham com esses conceitos – integração e trabalho em equipe – são mais produtivas. Os benefícios incluem economia de tempo, menos retrabalho, maior assertividade e maior satisfação do cliente”, finaliza Ana Maria.